Dúvidas frequentes – coleta de dados

Prezados pesquisadores participantes do estudo PICU-ScREEN, criamos este espaço para apresentar as principais dúvidas que tem surgido durante a coleta de dados.

Critérios de exclusão

1. A reinternação na UTIP é um critério de exclusão?

Se for na mesma internação hospitalar, SIM, é um critério de exclusão. Mas lembre-se, pacientes participantes do estudo que reinternarem na UTIP, deve-se anotar no protocolo do paciente o dia de reinternação na UTIP, motivo e dia de alta da UTIP.

Se o paciente for de alta hospitalar e então reinternar no hospital e na UTIP novamente, um novo protocolo poderá ser aberto (não sendo necessário coletar assinatura de TCLE novamente)

2. Não consegui fazer os exames do pacientes na admissão, isso exclui o paciente do estudo?

NÃO!! A falta de exames na admissão não invalida a participação do paciente no estudo.

Mas lembre-se, a falta de avaliação antropométrica na admissão da UTIP é um critério de exclusão.

3. O paciente começou com dieta via oral no segundo dia de internação, isso exclui o paciente do estudo?

SIM!! Se iniciar com dieta via oral nos 3 primeiros dias de internação, o paciente é excluído do estudo. É necessário que nos 3 primeiros dias de internação o paciente esteja em NVO (nada via oral), dieta enteral ou parenteral.

 

Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE)

1. Qual paciente considero apto para assinar o TALE?

Todo paciente participante do estudo deve ter o TCLE (termo de consentimento) assinado pelo seu pai/mãe ou responsável.

Já o TALE, é um documento que deve ser assinado pela criança/paciente. Pacientes aptos a assinar o TALE são aqueles que estão acordados (sem ventilação mecânica e sem sedação), que sejam alfabetizados, que tenham no mínimo 8 anos de idade, e apresentem capacidade cognitiva para compreender as informações, antes de assinar o TALE.

 

Dados Clínicos

1. Pacientes em Ventilação Mecânica (VM) não invasiva também são considerados como em VM?

SIM!! Mas se o paciente estiver em VM não invasiva (máscara nasal, CPAP, BIPAP ou ventilação por pressão negativa), deve-se deixar esta informação anotada nas observações da VM.

2. Devo calcular a idade corrigida para todos os pacientes?

NÃO!! Só é necessário calcular a idade corrigida para pacientes com idade gestacional de nascimento <38 semanas.

Lembre-se, para o cálculo da data de nascimento corrigida, deve-se considerar a idade necessária para atingir a idade gestacional de 40 semanas, e esta idade será considerada até o paciente completar 2 anos de idade corrigida.

 

Exames Laboratoriais

1. O paciente foi admitido na UTIP e tem exames realizados no dia anterior da admissão, posso usar os resultados destes exames?

NÃO!! Todos os exames devem ser realizados durante a internação na UTIP. Não se deve utilizar dados coletados fora da internação na UTIP.

2. Posso realizar os exames de admissão após 72h?

NÃO!! Se não for possível realizar os exames nas primeiras 72h de admissão na UTIP, estes dados serão considerados como perdas.

3. Se o paciente for de alta da UTIP antes do 14º dia, realizo a coleta dos exames do 14º dia na unidade de internação?

NÃO!! Neste caso o paciente não terá resultados da segunda coleta de exames.

 

Balanço Hídrico (BH)

1. Como calculo o balanço hídrico do paciente considerando o peso em kcal?

O BH é avaliado em ml/kcal/24h para levar em consideração o requerimento hídrico do paciente.

Para o cálculo do peso em kcal, deve-se utilizar a seguinte fórmula:

Paciente com até 10 kg → kcal = 1 kcal para cada kg de peso

Pacientes com 10 – 20 kg → kcal = [(peso – 10) x 0,5] + 10

Pacientes com > 20 kg → kcal = [(peso – 20 ) x 0,2] + 15

 

Para o cálculo do BH, deve-se utilizar a seguinte fórmula:

BH = volume total infundido em 24h em ml – volume total excretado em 24h em ml *


peso em kcal

* volume infundido = dieta + medicação + outras infusões
* volume excretado = evacuações + vômitos + drenagem + outras perdas

 

Exemplo: Paciente com 13 kg

1) Cálculo do kcal = [(peso – 10) x 0,5] + 10 → [(13 – 10) x 0,5] + 10 → kcal = 11,5

2) Volume total infundido em 24h = 950 ml

Volume total excretado em 24h = 670 ml

3) BH = (infundido – excretado) / peso em kcal

BH = 950 – 670 / 11,5

BH = + 24,35 ml/kcal/dia

 

Avaliação Antropométrica

1. O paciente foi admitido na UTIP e tem uma avaliação nutricional realizada no dia anterior da admissão, posso usar estes dados?

NÃO!! A avaliação nutricional deve ser realizada nas primeiras 72h de internação na UTIP. Não se deve utilizar dados coletados fora da internação na UTIP.

Observação: na incapacidade de pesar o paciente nas primeiras 72 horas, o peso referido (de prontuário) é a única medida que pode ser utilizada. As demais medidas (comprimento e circunferência do braço) devem ser aferidas na internação da UTIP.

2. Se o paciente for de alta da UTIP antes do 7º dia, devo realizar avaliação nutricional?

SIM!! Por exemplo, se o paciente for de alta da UTIP no 5º dia, o mesmo terá duas avaliações nutricionais (na admissão e no 5º dia).

3. Se o paciente ficar mais de 14 dias na UTIP, devo continuar fazendo a avaliação nutricional a cada 7 dias até a alta?

NÃO!! A avaliação nutricional deve ser realizada na admissão (primeiras 72h), 7 e 14 dias após a primeira e avaliação, e previamente a alta da UTIP. No caso de pacientes com internação prologanda na UTIP (>14 dias), estes terão 4 avaliações do estado nutricional durante a internação na UTIP.

4. O paciente foi de alta da UTIP e não foi realizada a avaliação nutricional previamente a alta, posso realizar a avaliação na unidade de internação para a qual ele foi encaminhado?

SIM!! Mas somente dentro do intervalo de até 24h após alta da UTIP.

5. O paciente foi de alta da UTIP, devo continuar fazendo a avaliação nutricional dele na unidade?

Para o estudo NÃO!! Os dados coletados são referentes somente a internação na UTIP.

Os únicos dados que devem ser coletados após a alta da UTIP são: óbito, reinternação e data de alta hospitalar.

 

Terapia Nutricional (TN)

1. Preenchimento correto dos dados em cada dia de internação

Tanto no protocolo de coleta de dados em Word quanto em Excel, cada aba ou coluna de dia representa um dia de internação na UTIP. Sendo que os dados de terapia nutricional são coletados do dia 1 (admissão) até o dia 10 (10º dia de internação). Desta forma, se o paciente iniciar a dieta no 3º dia de internação, nas abas/colunas referentes aos dias 1 e 2 será colocado que o paciente está em NVO (código 1) e as informações de prescrição e infusão serão deixadas em branco.

2. Como avalio se o paciente recebeu TN prévia à admissão na UTIP?

Para identificar o recebimento de TN prévia, deve-se avaliar no prontuário do paciente se o mesmo encontrava-se internado no hospital antes de ser admitido na UTIP, e se na unidade de internação estava recebendo dieta.

Ainda, deve-se coletar o dado de via ofertada, podendo ser: NVO (especificar quantos dias ficou em jejum antes de ser transferido para a UTIP), via enteral (via oral ou via sonda), via parenteral, ou mista (enteral+parenteral).

3. O paciente começou a receber dieta via oral no 4º dia, o que faço?

Se o paciente iniciar a dieta via oral à partir do 4º dia, interrompe-se a coleta dos dados de terapia nutricional.

4. Como preencho os dados da dieta no dia 1?

Caso o paciente inicie a terapia nutricional no dia 1 (primeiro dia de internação na UTIP), deve-se considerar a prescrição e a infusão somente da internação na UTIP.

Se, por exemplo, o paciente for transferido para a UTIP já em recebimento de nutrição parenteral, a prescrição e infusão da parenteral serão somente a partir da hora de admissão na UTIP.

5. O que devo considerar como interrupção da dieta?

Independente da rotina de infusão de dieta de cada UTIP, será considerado como interrupção da dieta, toda pausa na infusão que influencie na oferta final da dieta, fazendo com que o paciente receba um volume menor do que o prescrito.

Lembre-se que quando o paciente apresentar interrupções da dieta, deve-se anotar o volume total infundido, além do motivo, número e horas de interrupção da dieta.

6. Como preencho os dados da dieta no dia da alta da UTIP?

A prescrição e infusão de dieta serão referentes somente ao tempo em que o paciente permaneceu na UTIP. Após a alta da UTIP, não se considera a dieta prescrita e infundida.

 

Término da coleta de dados

1. Qual é o prazo final para terminar a coleta de dados?

A coleta de dados do Estudo PICU-ScREEN ocorrerá até julho/2019. Entretanto, cada UTIP finalizará sua coleta de dados quando atingir 70 pacientes/protocolos completos.

 

Caso você tenha alguma dúvida que não está nesta lista, por favor, entre em contato com a nossa coordenadora da pesquisa de campo, Julia Carvalho Ventura.